quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Teoria Musical ( 1 )

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INICIO TEORIA MUSICAL NÍVEL  I

DIVISÃO DA MÚSICA

A Música se divide em três partes: ( Melodia, Harmonia e Ritmo  )

MELODIA
: Melodia é a combinação de sons suc
essivos ( Dados um após o outro )


HARMONIA: É a combinação de sons simultâneos ( Dados de uma só vez )

RITMO: É a combinação dos valores musicais ( Figuras musicais ou notas musicais )

PROPRIEDADES DA MÚSICA

A Música possui 4 propriedades que são elas: ( Atura, Duração, Intensidade e Timbre )

ALTURA
: É a distribuição dos sons em (
GRAVE,
 MÉDIO e AGUDO
 )


DURAÇÃO: É o tempo que dura.

INTENSIDADE: É o grau de força forte ou fraco empregado na execução dos sons ( VOLUME )

TIMBRE: É a origem e qualidade dos sons.

CLAVES


A clave é um sinal usado no inicio da pauta ( pentagrama ) para determinar o nome e a altura das notas musicais. Existem 3 tipos de claves que são ( Clave de SOL, Clave de FA e Clave de DO )

Veja a figura:
 

 
















No Violão e guitarra usamos apenas a Clave de SOL, Clave de FA usamos no Contra Baixo, Violãocelo e Sax Barítono. Já a Clave de DO
é usada na viola  e outros, alguns instrumentos usam duas claves por exemplo o piano e o teclado us
am a Clave de
FA na mão esquerda e Clave de SOL na mão direita.

PAUTA OU PENTAGRAMA

Pauta ou Pentagrama é o conjunto de cinco linhas e quatro espaço onde escrevemos as notas musicais.
                                                      Veja a figura:

ACIDENTES MUSICAIS

SUSTENIDO: ( # ) Eleva a altura da nota em um semitom ou meio tom.

DOBRADO SUSTENIDO: ( ## ) Aumenta a altura da nota em um tom.

BEMOL: ( b ) Abaixa a altura da nota em um semitom ou meio tom.

DOBRADO BEMOL: ( bb ) Abaixa a altura da nota em um tom.


BEQUADRO: ( § ) Anula todos os acidentes anteriores.

CIFRAS

Cifras é o método simplificado de se ler as notas musicais representadas por letras.
Veja um exemplo:


 NOME E DURAÇÃO DAS NOTAS MUSICAIS

As notas musicais não tem uma duração objetiva, mas sim uma duração  relativaA duração das notas é contadas por batidas. Não podemos dizer que uma nota musical dura sempre 4 batidas ou duas batidas A duração de uma nota é sempre a duração relativa a outra nota musical. E isso vai depender da fórmula de compasso que veremos mais a frente. Então vamos ver as durações relativas das notas musicais a baixo.

SEMIBREVE

A semibreve é a nota com a duração mais alta, é a partir desta nota que determinamos a duração de todas as restantes notas. A duração desta nota vai ser indicada na formula de compasso. Mas para já só precisa saber que esta é a nota que tem a duração mais alta de todas.

A semibreve possui apenas uma cabeça:


Semibreve

MÍNIMA

Mínima é a segunda nota com duração mais alta. A Mínima possui metade da duração da semibreve, ou seja, imaginando que numa música a semibreve tem a duração de quatro batidas, então a mínima que tem a metade da sua duração, terá o valor de duas batidas.

A Mínima possui uma cabeça branca e uma haste:


MínimaSEMÍNIMA


Semínima tem metade da duração da Mínima, ou seja um quarto da duração da Semibreve. Se numa música a Semibreve tiver a duração de quatro batidas então a Semínima tendo um quarto da duração da Semibreve, durará uma batida.

A Semínima possui uma cabeça preta e uma haste:

Semínima COLCHEIA

Seguindo o mesmo raciocínio, a colcheia tem metade da duração da Semínima, um oitavo da Semibreve. Então se uma Semínima numa música dura uma batida, esta nota durará metade de uma batida. 

A Colcheia possui uma cabeça preta, uma haste e uma bandeirola:


Colcheia  SEMICOLCHEIA

Semicolcheia tem metade da duração da Colcheia, se numa música a Colcheia tem a duração de metade de uma batida então a Semicolcheia durará um quarto de batida. 

A Semicolcheia possui uma cabeça preta, uma haste e duas bandeirola
Semicolcheia

PAUSAS MUSICAIS

Na notação musical, além de anotarmos quando tocamos alguma nota e a duração que devemos tocar essa nota também anotamos os momentos em que não tocamos nada durante quanto tempo não devemos tocar nada. Para nos indicar isso existem as pausas musicais.  
 Para cada tipo de nota musical vista na aula anterior existe uma pausa equivalente. Ou seja por exemplo, a pausa semibreve é uma pausa que terá a mesma duração que a nota semibreve, se numa música a semibreve tem uma duração de quatro batidas então nessa mesma música uma pausa semibreve terá quatro batidas.

Pausa semibreve

A pausa semibreve pode ser lembrada como um pequeno chapéu virado para baixo
Pausa Semibreve

Pausa mínima

A pausa mínima por sua vez pode ser vista como um chapéu virado para cima.     

Pausa Minima

Pausa semínima

A pausa semínima tem o seguinte aspecto único:
Pausa Seminima


Pausa colcheia

A pausa colcheia faz lembrar o número 7:                                                                                
Pausa Colcheia

Pausa semicolcheia

A pausa semicolcheia é parecida à pausa colcheia mas em vez de ter uma bandeirola tem duas:


Pausa Semicolcheia

Notas pontuadas


Na notação musical, as notas podem ter a sua duração aumentada através de pontuação.
Segue exemplo:




 O ponto aumenta metade do valor da nota, então na figura acima temos uma semínima que vale uma batida, nota-se que contem um ponto na frente isso faz com que o valor desta nota durará uma batida e meia. Isso fica equivalente á uma semínima mais uma colcheia.


Unir as notas

Já vimos que em notação musical algumas notas possuem bandeirolas - colcheias e semicolcheias. Para tornar a leitura de partituras mais fácil podemos agrupar as notas que possuem bandeirolas e uni-las. Para isso, em vez de desenharmos as bandeirolas desenhamos um traço no topo da haste que une as notas

Unir as notas musicais

As notas com uma bandeirola (colcheias) são unidas com uma linha de união. A semicolcheias como possuem duas bandeirolas são unidas com duas linhas de união.

Duas colcheias unidas
Duas semicolcheias unidas

As colcheias e semicolcheias podem ser unidas assim:

Duas colcheias e uma semicolcheia unidas

Linhas de união cortadas

Se tivermos uma colcheia no meio de duas semicolcheias cortamos as linhas de união e ficaríamos com algo assim

Uma colcheia no meio de duas semicolcheias

Agrupar as notas unidas

Utilizamos as linhas de união para juntar as notas em conjuntos de batidas. Então se quatro semicolcheias tiverem a duração de uma batida juntas, podemos uni-las as quatro.

Quatro colcheias unidas

Linhas de união e pausas

Podemos incluir as pausas musicais no meio de notas unidas. As pausas não se unem entre si, mas podemos colocá-las entre as notas unidas.

Pausa musical no meio

 

LIGADURA

 Na notação musical, uma ligadura é uma linha curva que conecta duas notas da mesma altura. A duração das duas notas ligadas fundem-se.

Exemplos de notas com ligadura

Ligadura - Uma mínima e uma colcheia com ligadura, estas duas notas serão tocadas só como uma, com a duração de ambas somadas. Supondo que a mínima dura duas batidas, a colcheia dura meia batida, então teremos o equivalente a duas batidas e meia.


Ligadura - Duas semínimas ligadas. Se cada uma vale uma batida então estas notas serão tocadas como sendo uma nota com a duração de duas batidas.

A posição das ligaduras

As ligaduras são anotadas indo da cabeça de uma nota à cabeça da nota seguinte. Se a cabeça da nota estivar a apontar para cima então a ligadura está na parte de cima, se a nota estiver a apontar para baixo a ligadura fica em baixo.

Ligaduras e linhas de compasso

As linhas de compasso são linhas na pauta que separam cada compasso (veremos mais à frente os compassos com mais detalhe). As ligaduras podem atravessar os compassos.

Ligadura nas linhas de compasso

Ligaduras e acidentes

Um acidente musical colocado na primeira nota também se aplica à segunda nota, mesmo que ambas estejam em compassos diferentes.

Ligadura com acidentes
A segunda nota continua a ser Fá sustenido.


Fórmulas de compasso



Na teoria musical, a fórmula de compasso é, como o nome indica, uma fórmula escrita no inicio da pauta que nos indica quantas batidas existem por compasso e qual a nota que recebe a duração de uma batida.
Aqui está um exemplo de fórmula de compasso:
Fórmula de compasso


Fórmulas de compasso mais comuns

Para já iremos ver algumas fórmulas de compasso mais comuns:
Fórmulas de compasso

O Número de baixo

O número de baixo da fórmula de compasso indica-nos qual a nota musical que recebe a duração de uma batida. O número 4 representa a semínima. Então a nota semínima tem a duração de uma batida

O número de cima

O número de cima indica-nos quantas batidas existem por compasso.
Então,

Compasso binário  Significa que contamos duas batidas por compasso.

Tempo três por quatro Significa que contamos três batidas por compasso

Compasso quaternário Significa que contamos quatro batidas por compasso.



Tons e Semitons


Encontrar os tons e semitons na escala de Dó maior

Escala de Dó maior

Esta é a escala de Dó maior. (
Uma escala é um conjunto definido de notas musicais.)

Na escala de Dó maior, a primeira e última nota são o - mas como sabemos as notas entre elas?

No piano, a escala de Dó maior utiliza todas as notas brancas (então não contem nenhum bemol ou sustenido), mas noutros instrumentos não temos notas brancas ou pretas, então como sabemos que notas utilizar?

O que precisamos de saber é a distância entre cada nota da escala. A distância entre duas notas da escala podem ser de um Tom ou de um semitom. Mas o que é um tom e um semitom?
 

Semitom

Vamos olhar para a imagem do teclado de um piano para vermos alguns exemplos de semitons.

Teclado do piano

Se duas teclas no piano estão o mais próximo possível uma da outra, chamamos a essa distância mínima de um semitom.

Encontre as notas MI (E) e Fá (F) no teclado. A distância entre Mi e Fá é de um semitom; não é possível ter outra nota entre estas duas, então a distância entre elas é de um semitom.

Agora encontre o Lá (A) e o Si bemol (Bb). A distância entre Lá e Si bemol é também de um semitom.
 

Tom

Um tom não é nada mais nada menos que a distância de dois semitons. Então se tivermos duas notas brancas e uma preta no meio, a distância entre essas duas notas brancas é de um tom (2 semitons).
Veja as notas Dó (C) e Ré (D), a sua distância é de um tom.

Teclado do piano

Mi para Fá# é um tom. Fá natural encontra-se entre estas duas notas.
 

Tons e semitons na escala de Dó maior

Vamos olhar de novo para a escala maior, e ver qual o padrão de tons e semitons que ela contém. (T para Tom e S para semitom).

Escala de Dó maior

O padrão é T-T-S-T-T-T-S.

Todas as escalas maiores seguem o mesmo padrão de tons e semitons, então tente decorar este padrão: T-T-S-T-T-T-S



Escalas Maiores




A escala maior

Uma escala é um conjunto consecutivo de notas musicais. O que define o nome de uma escala e as suas características únicas são os intervalos (distancia) entre as notas. Os intervalos numa escala são medidos em tons (T) e semitons (S).
A escala maior contém sete notas mais a oitava (Ex escala de Dó maior: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e Dó) e é a escala mais importante na música ocidental. Ao sabermos a escala maior poderemos facilmente conhecer outros tipos de escalas, bastando para isso saber quais os intervalos que são modificados. Cada escala maior tem um número diferente de sustenidos e bemóis (mas nunca os dois em simultâneo). A armadura de clave mostra os sustenidos ou bemóis numa tonalidade (por exemplo a armadura de clave de Sol maior contem um #, enquanto a de Lá maior contém três #).
Precisamos de saber quais as escalas maiores que contêm sustenidos ou bemóis, e quantos. Há duas formas de saber isto, através do circulo de quintas (que veremos mais à frente), ou utilizando a equação da escala maior: T-T-S-T-T-T-S - esta equação descreve a distancia entre cada nota da escala.
Temos preparado um exercício para si, que servirá também como material de apoio. Criemos uma tabela para você preencher com as notas de cada escala maior. Basta fazer o download e imprimir a tabela, num segundo ficheiro está a tabela preenchida para confirmar se acertou em todas. Não faça batota, este é um ótimo exercício para se melhorar a sua memorização dos intervalos musicais. Depois basta guardar essa tabela e terá assim fácil acesso a todas as escalas maiores. Se olhar para a primeira coluna tem a tônica de cada escala, por exemplo a primeira é a nota Dó, então significa que iremos ver as notas da escala de Dó maior ao avançarmos de coluna em coluna nessa linha.
O primeiro passo é preencher as colunas de cada linha pela ordem das notas, se a primeira é Dó, então preenchemos essa linha com, Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si-Dó. Se a nota for Sol por exemplo, preenchemos, Lá-Si-Dó-Ré-Mi-Fá-Sol. Note que a primeira e última nota são sempre iguais. Cada nota musical só pode aparecer uma vez em cada escala, com excepção da primeira e última. Na primeira linha verá um T que significa tom entre as notas que que se encontra o simbolo, ou um S para semitom. O que fará depois é adicionar um sustenido(#) ou bemol(b) às notas para que a equação bata certa. Assim terá todas as escalas maiores e saberá se as notas utilizam sustenidos ou bemóis e quantos existem em cada escala.
A escala de Ré maior e Dó maior já estão preenchidas para ver como exemplo. Não se esqueça, primeiro coloque as notas na ordem correta. Depois adicione o sustenido ou bemol para a equação bater certo.
Se tiver dificuldades utilize o padrão de teclas do piano para visualizar a distancia entre cada nota, não esquecendo que C representa a nota Dó:
Teclado do piano
Olhe para a tabela e veja a escala de Ré maior. Começando na nota Ré preenchemos as restantes notas: Mi-Fá-Sol-Lá-Si-Dó-Ré. Agora vamos preencher com os sustenidos ou bemóis para tudo bater certo. De ré para mi temos um T ou seja um tom. Olhando para o teclado do piano vemos que sim chegamos à nota Mi, então não adicionamos nenhum sustenido ou bemol. De seguida temos mais um T. Olhando para o teclado do piano vemos que um tom acima de Mi é Fá#, então adicionamos o simbolo de # ao Fá. E esta lógica segue até ao fim da escala. Os graus (notas) da escala estão escritos com numeração romana.
Tabela de escalas maiores

Agora veremos algumas destas escalas na pauta musical

Escala de Dó maior

Como já vimos a escala de Dó maior não contém qualquer acidente (sustenido ou bemol). Também vimos que todas as escalas maiores são feitas do mesmo padrão de tons e semitons: T-T-S-T-T-T-S.

Aqui está a escala de Dó maior na pauta:

Escala de Dó maior

Não se esqueça do desenho das teclas do piano:

Teclado do piano
 

Escala de Sol maior

Vamos agora ver a escala de Sol maior. Vamos construir a escala utilizando o padrão T-T-S-T-T-T-S que aprendemos. Então começamos por colocar a nota Sol na pauta. Estamos a utilizar a clave de Sol, mas funciona da mesma forma para a clave de Fá.

Nota Sol

A próxima nota é um Tom acima de Sol. Se subirmos um Tom obtemos a nota Lá:

Notas Sol e Lá

O próximo intervalo é de um Tom também, então se estamos em Lá e subimos um Tom obtemos a nota Si:

Escala de Sol maior

De seguida temos um semitom. Estando na nota Si e subindo um semitom nós obtemos a nota Dó(Não há nenhuma nota entre Si e Dó):

Escala de Sol maior

Agora que já tem ideia de como fazer este processo vamos ver a escala de Sol maior:

Escala de Sol maior

A escala de Sol maior tem um sustenido - Fá sustenido. Poderá estar a pensar porque escolhemos chamar Fá sustenido e não Sol bemol, uma vez que no piano a nota é a mesma. Quando escrevemos uma escala utilizamos o nome das notas APENAS UMA VEZ, exceto para a primeira e ultima notas que têm o mesmo nome. Em Sol maior começamos e acabamos na nota Sol, então já utilizamos este nome para a nota, e ainda não tínhamos a nota Fá, então utilizamos a nota Fá sustenido ao invés do Sol bemol.
 

Escala de Ré maior

Vamos olhar para a escala de Ré maior:

Escala de Ré maior

A escala de Ré maior contém dois sustenidos - Fá sustenido e Dó sustenido.
 

Escala de Fá maior

A ultima escala que iremos ver para já é a de Fá maior:

Escala de Fá maior

A escala de Fá maior não contém qualquer sustenido, mas tem um bemol - O si bemol.

Lembre-se, não podemos utilizar o Lá sustenido, porque já temos a nota Lá na escala.

Escala ascendente e escala descendente

As escalas podem ser escritas a subir ou a descer. As escalas que vão a subir são chamadas "ascendentes", e as escalas que vão a descer são chamadas "descendentes". Quando escrevemos uma escala descendente, o padrão de tons e semitons é reverso, então em vez de termos T-T-S-T-T-T-S, temos S-T-T-T-S-T-T.

Aqui está um exemplo da escala de Fá maior descendente.

Escala descendente
 

Graus da escala

Na música, a primeira e última notas de qualquer escala são chamadas "tônica". As outras notas podem ser referidas por um número. Em dó maior, a segunda nota da escala é o Ré, então dizemos que Ré é o segundo grau da escala de Dó maior.

Utilizamos sempre a escala ascendente para numerar os graus da escala.

Todas as escalas maiores têm sete graus, porque há sete notas diferentes na escala. A distância de oito notas, de Dó até ao próximo Dó, por exemplo, é chamada de oitava. Os graus da escala são dados em numeração romana.

Aqui está o resumo dos graus das escalas de Dó maior, Ré maior, Sol maior e Fá maior:
 TônicaIIIIIIVVVIVIII
Dó maiorMiSolSi
Sol maiorSolSiMiFá#Sol
Ré maiorMiFá#SolSiDó#
Fá maiorSolSibMiFÁ                        

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