<voltar
Afinar a seu instrumento
Não há nada mais desconcertante que tocar uma guitarra desafinada, então vamos assegurar-nos que consegue afinar a sua guitarra logo de inicio. É impressionante como muitos guitarristas não sabem a importância de uma boa afinação, e este não é só um problema de iniciantes. Então lembre-se, se a sua guitarra não está afinada, não soará bem. Tente tornar a afinação da guitarra num hábito sempre que pega nela para tocar.
Afinar por ouvido
Este método de afinar a guitarra é chamado de "afinação relativa" e é utilizado para saber se a guitarra está afinada consigo mesma. Utilizando a tablatura como guia onde poderá verificar cada corda, começando na mais grave. As notas devem ser tocadas em simultâneo para um melhor resultado. Quando as notas estiverem a aproximar-se da afinação correta ouvirá um efeito de oscilação causado pela diferença do som. À medida que as notas se aproximam até se tornarem na mesma nota essa oscilação desaparecerá e as cordas estarão afinadas.
Afine as cordas em pares como indicado (ambas as notas devem soar igual). Deverá ouvir as notas em simultâneo.
Utilizar um afinador eletrônico
|
Os afinadores eletrônicos costumam ser automáticos. Isto não significa que eles afinem a guitarra por si, simplesmente significa que conseguem reconhecer a corda que está a ser tocada para que você não tenha de se preocupar com botões. O afinador irá indicar com um LED se a corda está com a afinação correta, ou se está muito grave ou aguda. Deverá seguir as indicações do afinador para afinar a sua guitarra.
 |  |
| Existe vários tipos de afinador no mercado, desde pedais como este que acima | Ou mais portáteis e baratos como este. |
Para afinarmos cada corda utilizamos as tarraxas. Simplesmente veja em qual tarraxa está a corda que pretende afinar. Para colocar mais tensão na corda (tornar o som mais agudo) rode a tarraxa no sentido contra o relógio, para a libertar tensão gire a tarraxa no sentido do relógio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário